segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fórum 1

    

                  José Manuel Moran, no livro Novas tecnologias e mediação pedagógica:

(...) se ensinar dependesse só de tecnologias, já teríamos achado as melhores soluções há muito tempo. Elas são importantes, mas não resolvem as questões de fundo. Ensinar e aprender são os desafios maiores que enfrentamos em todas as épocas e particularmente agora em que estamos pressionados pela transição do modelo de gestão industrial para o da informação e do conhecimento (p.12).

          Ou seja, a escola deve considerar as transformações que ocorrem na sociedade e repensar as concepções de aprendizagem, a fim de que se estabeleçam novas formas de trabalhar a informação e o conhecimento.

          De que modo as tecnologias da informação e da comunicação (TIC daqui em diante!) influenciam as maneiras de ensinar e aprender? As TIC se apresentam como problemas ou desafios?


5 comentários:

  1. Sueli acho muito dificil tudo isso acho muito legal trabalhar com essas tecnologias mas to com medo de nao aprender snif,snif,snifffff

    ResponderExcluir
  2. Como desafios, pois não dominamos tais tecnologias, mas precisamos urgentemente nos apropriar dessas ferramentas

    ResponderExcluir
  3. Essas tic vem para auxiliar o professor no ensino-prendisagem para tornar suas aulas mais interessantes bjsssss

    ResponderExcluir
  4. As TIC inovam, dão um novo ar ao ensino, tanto aos alunos quanto aos professores. Precisamos nos atualizar sempre e buscar novas formas de ensinar. Causa estranheza no início,pois nos desacomoda, mas é muito gratificante. Acredito que as TIC sejam um desafio, sim, não problema. Eu substituiria a palavra "problema" por "dificuldade" por ser algo razoavelmente novo. Profª. Rosane

    ResponderExcluir
  5. Acredito que exista uma necessidade dos educadores atualizarem-se, conhecer mais sobre as novas tecnologias, com certeza estas tecnologias podem nos auxiliar em nossas aulas, tornando-as mais agradáveis e prazerosas.
    Prof. Olavo Lopes

    ResponderExcluir

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.