sábado, 2 de julho de 2011

Sexualidade: um tema, vários olhares


... em todos os lugares o amor acaba; a qualquer hora o amor acaba; por qualquer motivo o amor acaba; para recomeçar em todos os lugares e a qualquer minuto o amor acaba (Paulo Mendes Campos).

     A professora Rosane Gelati, que trabalha com língua portuguesa nos primeiros anos do noturno, fez a seguinte proposta para os/as alunos/as:
  1. Em grupos, a turma leu os textos:
       2. Depois, os alunos assistiram ao clip Zoom e  leram, no livro Lições do Rio Grande, caderno do aluno - 1º ano do ensino médio, o texto "Zoom: olhe de perto, invente seu cotidiano".

      3. Então, vieram perguntas sobre "namoro" e "ficar".

      4. Mais um texto: Ter ou não ter namorado (Artur da Távola).

       5.  Houve um debate e a elaboração de questões para serem respondidas no Elisa em rede.

     Um material e tanto, né?!

     Se desejares participar, é só acessar o Fórum 2, o Fórum 3 e o Fórum 4.

     Em outro momento, depois dos debates nos Fóruns, os alunos produziram textos coletivos, usando o Goolge Docs.


      Visitaram, também, o Espichando a conversa para ler e comentar as produções dos/as alunos/as do Curso Normal sobre  amor e sexualidade.


     Aqui, podem ser acessados os textos dos alunos.

4 comentários:

  1. deveriamos dar mais preferencia aqueles que não sabem diferenciar o tema,porque ainda há imaturidade daqueles que levam o assunto a um nível ridiculo.

    ResponderExcluir
  2. Laura Barreneche Lhamby4 de outubro de 2011 às 15:36

    Rosane, li teu projeto no Elisaemrede e adoooorei!!!Parabéns pela iniciativa e te desejo sucesso em novos projetos. Quem sabe em algum deles possamos trabalhar juntas.Eu também sou professora do Elisa, leciono Português para os primeiros anos do turno da tarde, mas o medo do novo, do desconhecido,ainda não permitiu que eu pusesse em prática os projetos que tenho na cabeça. Este teu trabalho é um grande estímulo para os indecisos como eu.
    Beijos,
    Laura.

    ResponderExcluir
  3. Profª. Rosane Gelati5 de outubro de 2011 às 19:38

    Obrigada, Laura. Conte comigo naquilo que precisares e eu puder ajudar. Com a Suely por perto, os medos vão embora. Podes crer. É mais fácil que parece!!!
    Abraços,
    Rosane

    ResponderExcluir
  4. Laura, os medos, devemos enfrentá-los e tu já avançaste em direção a eles!!!

    Com certeza, vamos, juntas - tu, Rosane, e quem mais se interessar - propor projetos inovadores para os alunos do ensino médio do Elisa!!!

    Agora, ninguém mais nos segura!!!

    Laura e Rosane! Muito bom contar com vocês!!!

    [ ]

    ResponderExcluir

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.