terça-feira, 18 de outubro de 2011

Professores inesquecíveis




   
      Lembro da minha professora da primeira série que parecia não ter muita didática, mandou-me desenhar uma flor, eu não sabia fazer. Ela me pôs de castigo atrás da porta. Obviamante que não me tornei uma desenhista.

     Enquanto que a minha primeira professora da primeira série só tinha elogios, pois já sabia ler e escrever e , portanto, quando alguém visitava a nossa sala de aula, pedia para ler.

     Eu também já entrei na escola lendo e escrevendo, pois minha mãe me ensinou a escrever o nome dos meus sete irmãos. E olha que cada um tem dois nomes.

     Tive muitos professores inesquecíveis, que foram verdadeiros exemplos para mim; exemplos bons a seguir e exemplos ruins a não seguir. Mas prefiro lembrar dos bons exemplos. Como a Maria de Lurdes da faculdade que, inclusive, abriu as portas da sua casa para mim. Na época, não tinha computador e precisava digitar meu trabalho de conclusão.

     Professor que me marcou muito foi de geomorfologia, pois suas aulas desenhava a topografia, falhas..... como ninguém, sem a necessidade de muito conteúdo, diferente do de geologia que também era excelente professor, porém o quadro era muito bagunçado.

     Semelhantemente tive uma professora de língua portuguesa que gostava da minha escrita, isto é ela gostava das histórias que escrevia, sempre me incentivava a escrever. Até pensei que poderia ser escritora. Só que quando cheguei na faculdade, por mais que escrevesse, meu professor de didática mandava eu revisar e escrever duas, três vezes, dizia sempre que estava faltando algo.

     Resolvi conversar com uma colega, cujo trabalho era sempre elogiado pelo professor e descobri que o que faltava era fundamento teórico, isto é fazer algumas citações dos autores que lia para desenvolver o trabalho. Este professor, Eugenio, foi inesquecível.

     Na epóca em que fiz Magistério, tive várias professoras exigentes as quais até hoje agradeço, porque só assim tornei-me uma profissional comprometida com a educação e valorizando cada vez mais as professoras que tive.

     E hoje, tenho o privilégio de também ser uma professora que prepara novos professores.

     Este texto foi produzido por Cleiva, Dilene e Liliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.