terça-feira, 12 de março de 2013

Elisa é muito mais.

(Imagem: Amanda Cass

Uma linda mulher. Isto é Elisa é muito mais. Bonita por fora e por dentro – um amigo meu fala que quem gosta de beleza interior é decorador – como diz o dito popular.

Elisa é uma joia da fronteira: terra de mulheres bonitas, resultado da mistura de sangue indígena, português e castelhano, pele trigueira, cabelos negros, olhos cor de mel, e corpo cheio de perigosas curvas.

Ela e eu somos da mesma geração. Somos filhos dos anos cinquenta, fomos gerados na depressiva angústia do pós-guerra, e vivenciamos nossa infância no meio do dourado da década.

Elisa trazia no nome o símbolo de uma família tradicional da cidade, eu era filho do povo, fruto de amor um amor latino-americano – pai castelhano e mãe brasileira.

Por muito tempo conhecia Elisa de longe, nossos caminhos poucas vezes cruzaram-se, e quando cruzavam a coisa ficava num breve bom dia, boa tarde ou boa noite.

Elisa cresceu, e eu também. Deixamos a adolescência pelas estradas e corredores de chão batido, e com ela nossos sonhos de criança. Ela tomou uma decisão – dedicar-se-ia a causa da educação, seria uma “mestre-escola”, a decisão deve ter causado surpresa e perplexidade à família visto que, tradicionalmente, seus membros dedicavam-se à medicina.

Nesta teia criada pelo destino (???) Elisa e eu enveredamos pelo mesmo caminho, então, lá pelos meados dos sombrios anos setenta misturamos nossas vidas, desejos, sonhos e essências.

Foi um caso de amor – não à primeira vista - descobrimos que éramos filhos dos mesmos sonhos e esperança. Labutamos, sorrimos, choramos, fizemos greves, acertamos, erramos, mas perseveramos na luta. 

Elisa foi – é continua sendo – uma guerreira. Uma guerreira linda, talentosa, e obstinada pelas causas da educação.

Elisa está perto do km 60 da estrada da vida. Vai, guria, não temas as curvas do caminho, eu motor é “flex”, e o teu coração é nobre.

Vanderlei Rodrigues/Paquera (ex-professor do Elisa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.