Assim começou a semana no Elisa:
- os alunos em férias...
- os professores reunidos na jornada pedagógica.
No dia 18, houve momentos interessantes: partilha de ações desenvolvidas no "chão" da escola, isto é, vindas do dia a dia das salas de aula.
A proposta instigante feita pela equipe diretiva: alunos - ninguém melhor do que eles - relatariam as aprendizagens.
Nas falas desses alunos, implicitamente, se desenhavam as metodologias adotadas.
À tarde, os professores, em grupos, revisitaram as práticas sob o olhar de alguns estudiosos da educação.
- Moacir Gadotti, em Novos tempos, novos paradigmas;
- Jussara Hoffman, em Por uma escola de qualidade;
- Pedro Demo, em Educar pela pesquisa;
- Pedro Demo, em Remix e autoria: o olhar do educador;
- Celso Vasconcellos, em Uma aula show depende do/a professor/a e do/a aluno/a;
- Celso Vasconcellos, em É possível sair do marasmo;
- Celso Vasconcellos, em Avaliação da aprendizagem.
Vocês acham importante fazer essas reflexões coletivamente? O que pensam sobre a formação continuada na escola?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Acredito que refletindo juntamente com os teus colegas, consegues melhorar muito mais teu trabalho. Primeiramente avaliando se os alunos estão mesmo aprendendo e podendo assim comparar os métodos de ensino. Acho que a profissão 'Professor' deve sempre estar sendo atualizada, e a melhor maneira é a formação continuada. Melhor ainda dentro da escola, aonde tu pode estar aplicando diretamente nos teus alunos. Muito legal esse projeto de poder ouvir o que o aluno acha do teu projeto, acho que estamos em um novo caminho para a educação, onde verdadeiramente, a voz do aluno vale! Adoooorei mesmo participar! Beijos!
ResponderExcluirestamos preparando um excelente trabalho para setembro com os alunos do noturno. aguardem e terão surpresas
ResponderExcluirquimicamente falando gremio azul
ResponderExcluir