Escrevo este post na primeira pessoa, como colaboradora do Elisa em rede, para relatar o que vivenciei/vivenciamos no encontro do dia 19, no Laboratórito de Informática.Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas o processo de ensino-aprendizagem.
Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas vão facilitar como nunca antes a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos.
A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente.
A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas (José Manuel Moran). (Os trechos em vermelhos são destaques meus!)
Não é fácil sair do conforto da sala de aula para falar com colegas (infelizmente, trabalhamos muito no singular, sozinhos). Ainda mais se tratando de algo diferente: autoria, partilha, construção coletiva de conhecimento mediadas pela web.
Esse desafio veio por causa da especialização Tecnologias em Educação de que participei como bolsista (convênio MEC / PUC-Rio). Havia entre os objetivos do curso
E lá fomos nós para o primeiro encontro!
Embora a falha técnica - o acesso à internet ficou complicado - e os imprevistos devem estar nos nossos planos, sim!, penso que começamos bem!
Basta ler os comentários dos colegas!
O grupo de estudos, com certeza, nos fortalecerá e nos ajudará a fazer as escolhas mais adequadas aos contextos de uso das TIC.
De certa forma, durante o curso, deveria/devo ter desenvolvido
- preparar (...) para o exercício pleno de sua função como multiplicador nas escolas;
- (...) estimular a apropriação crítica dos conhecimentos desenvolvendo competências que lhes permitam usá-las criticamente;
- (...) ampliar o conceito de educação mediada e integrada por tecnologias com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis e a capacitação dos professores para utilização destes meios.
O compromisso se juntou à provocação (por que não dizer ousadia!) feita pela equipe diretiva: assumir 20h no laboratório de informática, com vistas a fomentar a construção de um projeto de uso das TIC nas práticas pedagógicas.
- competências para orientar, capacitar, apoiar e assistir ao uso/incorporação pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares.
E lá fomos nós para o primeiro encontro!
Embora a falha técnica - o acesso à internet ficou complicado - e os imprevistos devem estar nos nossos planos, sim!, penso que começamos bem!
Basta ler os comentários dos colegas!
O grupo de estudos, com certeza, nos fortalecerá e nos ajudará a fazer as escolhas mais adequadas aos contextos de uso das TIC.
oi to adorando aprender a navegar no elisa em rede espero nao afundar luciane
ResponderExcluirSe você sabe ler, você é capaz de entrar nos enigmas da informática. Primeira dica:Diga ao computador "Vou devorá-lo".
ResponderExcluiroi to adorando aprender.
ResponderExcluir