quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia 19 de julho


 
     Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas o processo de ensino-aprendizagem.
     Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas vão facilitar como nunca antes a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos.
     A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente.
     A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas (José Manuel Moran). (Os trechos em vermelhos são destaques meus!)
    Escrevo este post  na primeira pessoa, como colaboradora do Elisa em rede,  para relatar o que vivenciei/vivenciamos no encontro do dia 19, no Laboratórito de Informática.

     Não é fácil sair do conforto  da sala de aula para falar com colegas (infelizmente, trabalhamos muito no singular, sozinhos). Ainda mais se tratando de algo diferente:  autoria,  partilha,   construção coletiva de conhecimento mediadas pela web.

      Esse desafio veio por causa da  especialização Tecnologias em Educação de que participei como bolsista (convênio  MEC / PUC-Rio). Havia entre os objetivos do curso
  • preparar (...) para o exercício pleno de sua função como multiplicador nas escolas;
  • (...) estimular a apropriação crítica dos conhecimentos desenvolvendo competências que lhes permitam usá-las criticamente;
  • (...) ampliar o conceito de educação mediada e integrada por tecnologias com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis e a capacitação dos professores para utilização destes meios.
       De certa forma, durante o curso, deveria/devo ter desenvolvido
  • competências para orientar, capacitar, apoiar e assistir ao uso/incorporação pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares.
       O compromisso  se juntou à provocação  (por que não dizer ousadia!) feita pela equipe diretiva:  assumir 20h no laboratório de informática, com vistas a fomentar a construção de um projeto de uso das TIC nas práticas pedagógicas.

         E lá fomos nós  para o primeiro encontro!

      Embora a falha técnica - o acesso à internet ficou complicado -  e os imprevistos devem estar nos nossos planos, sim!, penso que começamos bem!

       Basta ler os comentários dos colegas!

      O grupo de estudos, com certeza, nos fortalecerá e nos ajudará a fazer as escolhas mais adequadas aos contextos de uso das TIC.

3 comentários:

  1. oi to adorando aprender a navegar no elisa em rede espero nao afundar luciane

    ResponderExcluir
  2. josé milton carvalho pereira5 de agosto de 2011 às 17:04

    Se você sabe ler, você é capaz de entrar nos enigmas da informática. Primeira dica:Diga ao computador "Vou devorá-lo".

    ResponderExcluir
  3. oi to adorando aprender.

    ResponderExcluir

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.