quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Biocombustíveis: experimento feito por alunos

     Em julho, por ocasião do projeto Desenvolvimento Sustentável, tema trabalhado nas segundas e terceiras séries do ensino médio, os alunos Alan dos Santos Gonçalves, Lucas Tarone e Rômulo Silveira Lang (31B), desenvolveram um experimento sobre biocombustíveis.

   Este trabalho representou, na Jornada Pedagógicada da nossa Escola, outros tantos trabalhos interessantes e criativos realizados pelos nossos alunos.

      O trabalho teve como objetivos:
  • Usar materiais recicláveis para a construção de um destilador e fazê-lo funcionar de forma artesanal.
  • A partir do caldo de cana fermentado, obter de etanol, um biocombustível que já se conhece.

     No texto abaixo, o aluno Lucas Tarone descreve as formas alternativas de combustíveis produzidas a partir de matéria prima de origem biológica, que cause menos impacto à natureza e as etapas que foram seguidas no experimento feito pelo grupo.

Biocombustível

O que é Biocombustível?
São combustíveis de origem biológica e não de origem fóssil, pode ser produzido a partir de cereais ou plantas.

Exemplo: cana-de-açúcar, mamona, soja, beterraba, milho, etc.

Os principais biocombustíveis são o etanol e o biodiesel. As vantagens são a redução da emissão de gases poluentes, também por se tratar de uma fonte de energia renovável.

Onde usamos estes biocombustíveis?


Podem ser usados em veículos(carros, caminhões, tratores), integralmente ou misturados com combustíveis fósseis (no Brasil é misturado o etanos na gasolina).

Como Fazer?


A produção de etanol, a partir da cana-de-açúcar, inicia-se através da moagem da cana, nessa etapa retiramos a garapa ou o caldo de cana, que aquecido obtêm-se o melaço. Depois de acrescentarmos
fermento biológico (Saccharomyces cerevisae), para a fermentação, que faz a sacarose se transformar em etanol. Assim obtivemos o mosto fermentado, que já contém 12% do seu volume de etanol.  No último passo o mosto vai passar pelo processo de destilação e assim a obtenção do etanol.
      Os alunos relataram que a pesquisa para realizar o experimento, as várias tentativas que realizaram para que desse certo, usando materiais alternativos na construção e o prazer de ver "dar certo" na prática, tudo contribuiu para que a aprendizagem fosse realmente significativa.

2 comentários:

  1. Acredito que o grupo desempenhou um excelente trabalho e aprendemos muito realizando tal tarefa, pois participando, fabricando e pesquisando sobre o assunto entendemos muito mais. Assim constatei que com a prática é muito melhor de entender e por ser também um método menos poluente e mais simples de realizar, pois utilizamos materiais que estavam em nosso alcance: todos recicláveis. Sem dúvidas ganhei em troca um conhecimento incrível.
    Lucas Borges Tarone (31B)

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  2. Quais são os matérias usados no experimento?

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