domingo, 27 de novembro de 2011

Cotas: a favor ou contra?

          
Se as cotas forem para alunos de escolas públicas e de baixa renda, sou favorável, pois muitos alunos de classe média têm condições de pagar uma Universidade particular e entram em Universidades públicas, tirando a vaga de quem não tem condições de pagar.

Se o ensino das escolas públicas melhorasse, talvez nem precisasse sistema de cotas.

Quando falamos de cotas para negros, sou contra. Beneficiar um negro pela cor da pele também é racismo. A história nos conta que os negros sofreram maus tratos na época da escravidão e continuaram sofrendo preconceitos depois que ela acabou, mas hoje em dia o preconceito diminuiu bastante.

É a mesma coisa que chegar em um aluno branco e em outro negro, que sempre estudaram na mesma escola e tiveram o mesmo ensino e dizer ao branco que ele não merece participar do sistema de cotas porque ele é filho de fazendeiros que batiam nos seus escravos e dizer ao escravo que ele merece porque é filho de escravos, que eles sofriam maus tratos e injustiças.

O Brasil é um país com várias misturas de raças e há muitas pessoas de pele clara com descendência negra. Existe, também, negros que sempre estudaram em escolas particulares e acabaram se beneficiando. Parece dizer que os negros não têm competência pra concorrer com um branco.

Eu tenho a sensação de que não adianta cotas raciais se não tem educação fundamental para ser um universitário. A cor não interfere na capacidade intelectual do indivíduo. Não basta um diploma de faculdade, tem que saber fazer. Independente da cor, tem que ir à luta, ter força de vontade.

Patrícia Pilar Correa – 1º A


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.