segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cotas: a que conclusão chegar?

clip_image002

Quando começamos a debater sobre cotas nas universidades para negros, eu era contra, aliás, a maioria dos alunos, era. Mas analisando dados estatísticos, não consegui chegar a uma opinião definitiva. Se por um lado é errado os brancos estudarem e tirarem notas maiores e os negros, por conta das cotas, tirarem notas menores e conseguirem entrar na universidade, por outro lado, os negros sofrem bem mais. Todos os dados estatísticos do IBGE comprovam como os negros, na sua maioria, são discriminados pelos brancos.

Isso é uma injustiça inaceitável o mundo não era para ser dessa maneira, pois todos são iguais.

Eu não suporto o olhar de desprezo do branco sobre o negro. Mas também tem negro que tem preconceito com pessoas da mesma cor.

O fato é que é um assunto muito difícil de ser debatido, são opiniões diferentes, cabeças diferentes e cada um tem um modo de ver. Como Lya Luft diz: “a ideia das cotas reforça dois conceitos: de que os negros são menos capazes e de que a escola pública é péssima e não tem salvação”.

Mas o certo é que não tem coincidência nenhuma nesses dados estatísticos do IBGE. É muito difícil pensar que “se não tiver ações efetivas, esse quadro não mudará nos próximos 40 anos.”

Sarah Ferreira – 1º D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.