domingo, 15 de julho de 2012

Instalação FLORVERMELHADETALOVERDE

(Se clicares aqui, abrirás as fotos da instalação!)


Objetivando dar encerramento às atividades do primeiro semestre em Arte – Primeiros Anos do Ensino Médio - noturno, foi organizada uma Instalação Artística no dia 24 maio de 2012.

Inicialmente é importante dizer que a Instalação Artística foi a forma metodológica escolhida para dar suporte ao trabalho pedagógico desta disciplina. Também por ser um recurso que vem ao encontro das novas propostas para o Ensino Médio, em que  leitura, escrita, fazer artístico e reflexão são potencializados.

A Instalação FLORVERMELHADETALOVERDE teve como fundamento base o texto “A história de um Desengano”, de Marta Suplicy, que permitiu, ao longo de um trimestre, escrever e refletir sobre a ideia principal do texto: a AUTONOMIA.

Durante a visita, os alunos puderam observar todo o material que foi construído em conjunto, questionar os posicionamentos dos objetos, relevância dos mesmos, os porquês disso ou daquilo assim apresentado e as significâncias das questões apresentadas. 
O aluno Níkolas Azevedo Azambuja, da 1E, comentou: 
“ ...sem dúvida a minha opinião sobre essa exposição mostrou para todos nós que somos grandes artistas e também muito criativos para fazer obras de arte e dar opiniões sobre o que estamos vendo ao nosso redor”. Para Jonas Gabriel M. Lucas da 1D : “... o melhor das aulas foi a gente fazer os trabalhos, ler e ouvir sobre autonomia. A aula que eu mais aprendi foi na Instalação”

O trimestre todo tive a intenção de levá-los a questionar o conceito de autonomia, para além da ideia de ser independente, mas saber o quanto o CONHECIMENTO é parceiro na realização plena deste anseio.

Finalizo com a escrita de Luiz Eduardo A.de Souza, da 1D, pela seriedade e compreensão do todo em uma breve síntese. Disse ele: 
“O que tenho a dizer sobre o trabalho deste trimestre, cujo o assunto foi a autonomia, é que este assunto é muito complexo e envolve inúmeros fatores. Para mim, depois de ter vivenciado este trimestre muito especial, eu pude concluir que o conhecimento que nós buscamos é a base para sermos autônomos, devemos também ser responsáveis e assumir as consequências de nossos atos. As aulas foram muito importantes para mim, por que de uma certa forma auxiliaram nesta fase de formação de conceitos pessoais em que eu me encontro. E a minha sugestão é que em todas as disciplinas este conceito deve ser trabalhado, por que todas devem ter autonomia para não caminhar pelos passos dos outros”.


Um comentário:

  1. PARABÉNS, SANDRA PELO TRABALHO JUNTO AOS NOSSOS ALUNOS! MUITO INTERESSANTE E BONITO! O DEPOIMENTO DO LUIZ EDUARDO COMPROVA QUE VALE A PENA INVESTIR NELES!
    Profª. Rosane Gelati

    ResponderExcluir

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.