sábado, 7 de julho de 2012

Seminário integrado - o que é


De acordo com o material produzido no Elisa, a partir dos estudos realizados ao longo do primeiro semestre de 2012,
      O Seminário Integrado é uma disciplina como qualquer outra (Química, Física,...), por isso tem períodos, frequência e avaliações (notas – 1º e 2º trimestres valor máximo 2,5 cada um, valor mínimo para ficar com a média 1,5 – 3º trimestre valor máximo 5,00 e valor mínimo para ficar com a média 3,0).
Para complementar, o diretor pedagógico da Seduc, Silvio Rocha, em matéria divulgada em 08/02/2012, menciona três eixos que fundamentam o seminário integrado:
 O primeiro é o eixo articulador e problematizador do currículo - possibilita olhar critico e participativo entre alunos e professores; desenvolve-se no contexto da prática aglutinando diversos saberes integrados no mundo concreto, possibilita captação do mundo real e estudo de problemas concretos.

O segundo eixo demonstra que o seminário consiste em um lugar de integração dos conhecimentos formais com conhecimentos e realidades sociais, por isso, interdisciplinar.

O terceiro eixo embasador do seminário faz dele um Espaço de produção de conhecimento por meio de postura de investigação, por familiarizar alunos com a produção de projetos de pesquisa, relatórios analíticos e organização de encontros científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.