terça-feira, 18 de outubro de 2011

Professoras inesquecíveis




     A minha vida sempre foi de muitos desafios, um dia resolvi que não queria ser apenas dona de casa e resolvi voltar a estudar. Tinha três filhos e todas as responsabilidades de administrar uma família. Fiz a prova e a entrevista para fazer o Curso Normal e passei. Começaram os maiores desafios, porque após alguns anos sem estudar, eu tinha realmente dificuldade de acompanhar as colegas, que tinham a metade da minha idade.

     A professora Miriam Menezes, de português, sempre apostou que eu iria sair muito bem, foi uma amigona, me emprestava livros incentivando para que eu lesse muito e conversava para para que eu não desanimasse diante das dificuldades. Naquela época ela fez uma previsão que um dia eu seria diretora desta escola.

     Fica a certeza que os incentivos da professora Miriam foram muito importante na minha tragetoria como educadora.

     Minha história é um pouco diferente... Mas também revela um pouco os rumos meio imprevisíveis que a vida nos reserva...

     Comecei a faculdade de Comunicação Social - era assim que se chamavam os cursos de publicidade e propaganda, jornalismo e relações públicas e, “no meio do caminho” (Drummond!), apareceu a professora Luiza.

     Ela trabalhava as questões da língua - leitura, produção, gramáticas - de uma forma muito diferente - eu vinha de uma escola bem tradicional em que só escrevíamos para o professor corrigir (e como corrigia, ufa! me sentia meio analfabeta, tamanha era quantidade de intervenções de caneta vermelha nos meus textos!!).

     Com a Luiza, me senti capaz de escrever, me senti autora, parece que ela me devolveu a palavra!!!!

     Foi tão transformadora essa experiência que até de curso troquei: vim para as Letras! Até hoje quero ser como a Luiza: espalhar entre meus alunos que a língua portuguesa é linda, que nós, falantes dessa língua, somos seus “donos” e devemos usá- la em todas as suas potencialidades!

     Essas lembranças boas nos fazem reafirmar nossa paixão pela educação.

Texto produzido por Noeli e Suely

Um comentário:

  1. Parabéns colegas por seus depoimentos, foi uma ideia bem bacana falarmos sobre esse tema.
    Parabéns a todos ( os de ontem, os de hoje e os de amanhã), cada qual no seu estilo, que se dedicam todos os dias, dando o seu melhor, em prol da educação, de pessoas...

    ResponderExcluir

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.