quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sou contra as cotas de ingresso em universidades para estudantes negros

 

clip_image002

Como estudante, não posso deixar de expor minha opinião sobre o tema e sinceramente não sei como o governo chegou a essa conclusão racista que como disse Lya Luft “instiga o preconceito racial e social”, como se não bastasse todo o preconceito livre nas ruas.

Em cada esquina em que passamos pode haver alguém sofrendo pelo preconceito racial, mesmo aqueles que já sofreram tanto no passado sofrem até hoje, eles que se orgulham de sua cor mesmo sendo contrariados - essa bela raça que sempre terá uma história de superação para contar - não deveriam ser tratados como são.

Está provado que a maioria dos estudantes a concluírem os estudos são brancos. Onde ficou a igualdade social? Quando esse mundo vai mudar?

O que acho do preconceito

De certa forma o que abrange essa história é o preconceito, um mundo em que não se pode viver em total liberdade, pois sempre haverá alguém para julgar nossos atos, quem somos ou como nos vestimos, somos nossos próprios juízes.

Como distinguir o certo do errado com tanto preconceito? Mas sei somente que não estou de acordo com tal diferença, se somos todos iguais, por que tanto rancor?

Se somos realmente iguais por dentro, se em nossas veias correm sangue, se nossos corações batem ao mesmo ritmo, então por que não somos um?

Se as palavras nos fazem sentir o mesmo desafiando nossos sentimentos, se derramaremos as mesmas lágrimas que nos fazem seres humanos, se o amor está presente em cada um de nós, por que então muitos não são capazes de amar ao próximo como amam a si mesmos?

Não teria eu o porquê de ser preconceituoso sendo que meu pai é branco e minha mãe é negra! E sei que conscientemente eu jamais faria algo que resultasse na infelicidade de meus semelhantes.

Como ser humano procuro ser o mais ético possível, porém, também como ser humano cometo erros, isso só prova nossa imperfeição, mas sendo imperfeitos aprendemos a nos tornar seres melhores a cada dia, a cada ano aprendemos algo de útil para ensinar a nossos filhos mais tarde e, assim, tornar o mundo um lugar melhor para que todos possam viver em paz e sem medo de buscar um sonho e que ele vire realidade!

Nossa humildade deve ser clara ao olhar dos outros, expor nossa opinião é importante, mas tendo sempre em mente que nossas palavras podem nos custar muito caro.

Assim é o preconceito, um vazio enorme que nos consume pouco a pouco, queimando nossa alma e nos deixando apenas tristeza e solidão, pois um dia não fomos capazes de entender aqueles ao nosso redor, saberemos então que, essa diferença nunca foi um problema para fazer mais um amigo.

Difícil é aceitar que nosso falar levou alguém a angústia, mas é exatamente para isso que existimos, para aprender as lições que a vida nos dá e ter a humildade de pedir perdão, pois na verdade não temos o porquê de sermos tão rudes, quando sabemos que nossa rebeldia não nos levará a lugar algum, porém, sendo alguém bom e honesto teremos o amor e gratidão de todos e, quando chegar nossa vez, tenho certeza que seremos eternamente lembrados!

Leandro Cabezudo – 1º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.